Quais são os benefícios que os exercícios podem trazer para a sua vida?

As atividades físicas fazem bem para a saúde e isso não é segredo para ninguém.

Quando uma pessoa abraça uma rotina que inclui mais exercícios físicos, é possível desfrutar de diversas vantagens para a saúde e também melhorar a qualidade de vida.

Infelizmente, muitas pessoas ainda são sedentárias e o avanço da tecnologia acaba por permitir e incentivar que a população faça tudo sem sair do lugar, sem sair de casa.

Realizar exercícios físicos é indicado para todos os indivíduos, mas não são todas as pessoas que conseguem seguir essas recomendações.

Como falamos acima, hoje, por conta da tecnologia a que temos acesso, passamos mais tempo conectados ao universo on-line e, muitas vezes, deixamos de lado as práticas esportivas e outras atividades que fazem o corpo ficar em movimento.

É muito comum, por exemplo, ver pessoas fazendo compras de supermercado online, ao invés de irem até a loja física. São muitas as comodidades do mundo digital e cada vez mais o brasileiro tem ficado em casa.

De acordo com estudos realizados pela OMS em 2018, um em cada quatro adultos apresenta características de sedentarismo.

O uso de medicamentos, má alimentação, excesso de trabalho e falta de exercícios são alguns dos fatores que influenciam o índice de morte causada por doenças entre os brasileiros.

Câncer, problemas cardiovasculares, doenças respiratórias e doenças que afetam o fígado são as mais comuns entre os sedentários.

O estilo de vida sedentário pode até parecer inofensivo, mas ele é o principal causador da obesidade, além de que os grandes índices de gordura também fazem com que o corpo permaneça em constante estado pró-inflamatório, produzindo determinadas citocinas capazes de inibir a ação dos receptores de insulina, localizados nos tecidos-alvo.

Como resultado, o organismo tem um quadro de resistência à insulina, causando a temida diabetes do tipo II.

Entre as principais vantagens de fazer atividades físicas, podemos destacar:

·         Reduz a tendência à depressão;

·         Aumenta a sensação de energia tanto para o trabalho quanto para hobbies pessoais;

·   Auxilia a realização das atividades diárias, eliminando o cansaço e aumentando a produtividade;

·         Ajuda a dormir e repousar melhor;

·         Melhora a autoimagem;

·         Melhora a circulação do sangue e mantém ossos e articulações saudáveis;

·         Ajuda a controlar o peso;

·         Aumenta a disposição no dia a dia;

·         Promove bem-estar físico e mental.

Além de todos esses benefícios, o principal deles está na possibilidade de prevenir que a pessoa desenvolva doenças futuramente.

Não é preciso ser atleta para não ser sedentário. Praticar 30 minutos de exercícios físicos diários durante a semana, já irá fazer uma diferença enorme no organismo, além de ajudar na manutenção/perda de peso.

Pessoas que são fisicamente ativas afirmam que continuam a manter o corpo em movimento porque um dos grandes benefícios da atividade física é a melhora do estado psicológico.

Foram relatados menores quadros de ansiedade e de depressão, mais autoconfiança e maior capacidade de lidar com o estresse doméstico e profissional.

Como muitas das situações que provocam estresse são inevitáveis, é preciso que procuremos sempre algo que libere as tensões diárias.

Por isso, também é importante que as empresas realizem campanhas para promover a prática regular de exercícios físicos como uma maneira de manter o bem-estar de seus funcionários.

Não se esqueça dos benefícios da atividade física, e sempre que possível, pratique os seus exercícios preferidos. Invista no seu bem-estar! 

Conteúdo relacionado

Plataforma de saúde e bem-estar para pessoas interessadas em se cuidarem e cuidarem de quem precisa.

Newsletter

© 2022 EUCUIDO.APP - Todos os direitos reservados

Translate »

O que você procura?