Movimentação –  Cada Minuto Conta

Texto Por Dalia Cahana-Amitay

Fator de Estresse: Eu realmente odeio me exercitar

Ações a serem tomadas:

  • Não pense no movimento como um treino ou um exercício, especialmente se você não gosta de fazer muitas atividades que exigem um pouco mais do corpo. Isso te ajudará a superar a barreira psicológica do “eu odeio isso…”.
  • Escolha uma atividade que você realmente goste de fazer e que envolva mover seu corpo.
  • Esteja sempre em movimento, comece a se exercitar aos poucos, mas mantenha um ritmo diário de exercícios.

Dicas:

  • Se você absolutamente não consegue encontrar nenhuma forma de exercitar-se que o agrade, tente caminhar. É algo que a maioria de nós pode fazer naturalmente e que tem enormes benefícios para a saúde e o bem-estar.
  • Tente programar uma atividade com um amigo; o aspecto social pode aumentar seu sua animação para se movimentar.

Fator de Estresse: Eu adoraria começar a fazer exercícios, mas não tenho meios físicos para isso

Ações a serem tomadas:

  • Certifique-se de escolher um local conveniente para sua atividade, para que você possa chegar lá facilmente e não perca muito tempo no trajeto.
  • Se a tua atividade é interna/em casa, crie um espaço confortável que te permita começá-la e completá-la sem maiores empecilhos.

Dicas:

  • A conveniência traz consistência, portanto, se você garantir que tem as condições apropriadas para sua atividade, é mais provável que você a mantenha ao longo do tempo.
  • Se você não gosta de academias ou não tem equipamentos próprios, tente usar o que tem à disposição. Por exemplo, se você tiver escadas em casa, utilize-as. Elas são uma ótima maneira de melhorar sua saúde cardiovascular.

Fator de Estresse: Eu simplesmente não tenho tempo para treinar

Ações a serem tomadas:

  • Programe seu exercício para um momento do dia que funcione para você.
  • Exercite-se por ao menos 30 minutos por dia. Dessa forma, você estará cumprindo a recomendação médica que é de 150 minutos de exercício de intensidade moderada por semana.

Dicas:

  • Não programe sua atividade para muito tarde, especialmente se você planeja fazer algo vigoroso, para não comprometer seu sono.
  • Se você não tiver um tempo livre de 30 minutos, separe-o em intervalos mais curtos de 10 minutos. Isso também conta…
Descrição: Pessoas posando para foto em frente a árvore

Descrição gerada automaticamente

Fator de Estresse: Eu fico tão entediado quando estou fazendo exercícios físicos

Ações a serem tomadas:

  • Diversifique como você se move; não agarre-se a uma única modalidade, faça um pouco de vários tipos de exercício durante a semana. Por exemplo, você pode caminhas às segundas e quartas e dançar às sextas.
  • Inclua o treinamento de cardio e força em suas rotinas. A recomendação é que as pessoas façam treinamentos de força duas vezes por semana e, para adultos acima de 65 anos, também sugerem adicionar treinamentos de equilíbrio.

Dicas:

  • A realização de mais de um tipo de movimento pode mantê-lo engajado e trabalhar diferentes partes de seu corpo.
  • Considere a possibilidade de adicionar a caminhada em qualquer uma de suas rotinas, apenas para mudar as coisas.
  • Considere o uso de aplicativos para obter novas ideias sobre como mover seu corpo.

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