Dormir – Programe sua hora de dormir

Texto Por Dalia Cahana-Amitay

Fator de Estresse: Meu padrão de sono é extremamente irregular. Não tenho horário para dormir.

Ação a ser tomada:

Tente ir para a cama e acordar à mesma hora todos os dias, mesmo durante o fim de semana.

Dica:

Todos nós usamos um despertador para acordar. Por que não fazer o mesmo na hora de dormir? Tente marcar um lembrete para começar a se preparar para o final do dia. Dê a si mesmo uma hora de aviso prévio, para que você se preparar para a noite de sono.

Fator de Estresse: Uma vez que estou deitada na cama, não consigo me acalmar

Ações a serem tomadas:

  • Siga um ritual para dormir;
  • Crie um ambiente relaxante, eliminando ruídos, estabelecendo uma temperatura confortável e escurecendo a sala;
  • Remova a TV e todos os dispositivos eletrônicos do quarto.

Dicas:

  • Se você não pretende se livrar de sua TV em seu quarto, certifique-se de desligá-la pelo menos 30 minutos antes de ir para a cama;
  • Tente comprar um despertador que não seja seu telefone, para que você possa realmente carregar seu telefone em um quarto diferente durante a noite;
  • Se você decidir manter seu telefone em seu quarto, deixe de verificá-lo durante a noite! E-mails, mídias sociais, notícias… Desligue as telas pelo menos 30 minutos antes de ir para a cama. Em vez disso, escolha uma atividade relaxante que você goste – ler, ouvir música, meditar à noite, etc. – para se acalmar e se preparar para adormecer;
  • Quando você acordar, evite verificar seu telefone logo de início. Esse tipo de prática pode te render um dia muito mais estressante.

Fator de Estresse: Eu me sinto muito energizado antes de ir para a cama.

Ações a serem tomadas:

  • Mantenha-se ativo durante o dia
  • Pratique exercícios, essa prática pode ajudar a melhorar a qualidade de seu sono, mas se você o fizer à noite, pode conseguir o oposto.

Dicas:

  • Se você ainda não teve a oportunidade de se movimentar durante o dia, você pode dar uma caminhada tranquila depois do jantar. Não deve ser um exercício vigoroso, mas uma caminhada leve que ajudará na digestão e no relaxamento.

Fator de Estresse: Sinto-me pesado quando vou para a cama, o que dificulta que eu adormeça rapidamente

Ações a serem tomadas:

  • Realize sua última refeição pelo menos 2-3 horas antes de dormir, para que você tenha tempo de metabolizar a refeição antes de adormecer;
  • Evite comer comidas gordurosas e tente ficar longe da cafeína e do álcool, eles podem mantê-lo acordado.

Dicas:

  • Se você não consegue abrir mão de comer antes de dormir, faça um pequeno e saudável lanche, iogurte não adoçado com um pedaço de fruta é um bom exemplo.

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