Dicas para ajudar no cuidado da pessoa com deficiência

Post 5

Muitas pessoas já passaram por uma saia justa ou possuem certa insegurança por não saberem como agir ou se dirigirem a pessoas com deficiência. Geralmente, o maior medo é aproximar-se de maneira que a pessoa sinta-se incapaz, menosprezada ou diminuída por sua condição. 

Todos queremos que a inclusão dessas pessoas na sociedade seja ativa, e para isso, o primeiro passo é repensar nossas atitudes.

O primeiro passo, é respeitar os direitos reservados às pessoas com deficiência: não usar o banheiro destinado a elas, nem vagas de estacionamento específicas, assentos especiais em transportes públicos, entre outros.

Hoje, trouxemos algumas dicas de como você pode ajudar no cuidado da pessoa com deficiência:

Pessoas com deficiência física

Evite falar com ela de pé, lembre-se de se sentar, para que o diálogo se mantenha sempre no mesmo nível. 

Evite apoiar-se na cadeira de rodas e mantenha os acessórios sempre próximos a ela.

Se achar que a pessoa está com dificuldades e precisa de ajuda, ofereça, e pergunte como deve proceder. Pergunte e saberá como agir, e não se ofenda se a pessoa recusar a sua ajuda e quiser se virar sozinha.

Se por acaso presenciar um tombo da pessoa com deficiência, ofereça-se imediatamente para auxiliá-la, mas nunca aja sem perguntar como se deve ajudar.

Pessoas com deficiência visual

Saiba que nem sempre as pessoas com deficiência visual precisam de ajuda. Se encontrar alguém que pareça estar com dificuldade, identifique-se primeiro e ofereça ajuda. 

Se o seu auxílio for aceito, coloque a mão da pessoa no seu cotovelo dobrado, pois assim ela irá acompanhar o movimento do seu corpo enquanto você anda.

Seja claro e específico ao explicar as direções, indicando as distâncias em metros. E quando for se afastar, avise.

Não brinque com o cão-guia, pois ele não deve ser distraído de sua função.

Baixe o APP gratuitamente

Convide alguém da sua família para fazer parte com você

Pessoas com paralisia cerebral

A paralisia cerebral é fruto de uma lesão no cérebro, que causa desordem sobre o controle dos músculos do corpo. 

As pessoas com esse tipo de deficiência têm necessidades específicas, ou seja, algumas podem apresentar dificuldades para andar, fazer movimentos involuntários com os membros, e precisam de paciência, principalmente durante situações comunicativas.

Pessoas com deficiência auditiva

Muitas pessoas surdas não falam porque não aprenderam a falar, mas algumas fazem a leitura labial. Ao falar com uma pessoa surda, acene para ela, ou toque levemente seu braço, para que ela volte a atenção para você. Evite gestos bruscos ou segurar objetos em frente à boca. Fale de maneira clara, sem exageros.

Mantenha contato visual, e se tiver dificuldade para compreender o que ela está dizendo, peça a ela que repita. Geralmente, elas não se incomodam de repetir quantas vezes for preciso para que sejam entendidas.

Pessoas com deficiência intelectual

Aja naturalmente ao se dirigir a uma pessoa com deficiência intelectual e não a ignore. Cumprimente e despeça-se dela como faria com qualquer um.

Não subestime sua inteligência, pois as pessoas com deficiência intelectual levam mais tempo para aprender, mas podem adquirir outras habilidades.

Viu só como é fácil conviver e ajudar pessoas com deficiência? Siga nossas dicas, e claro, não se esqueça de registrar em nosso app Eu Cuido seus dados de saúde e os das pessoas que você ama!

Posts relacionados

Saúde em dia

Saúde em dia

Atividades ao ar livre ajudam muito no fortalecimento muscular, prevenção de doenças, e junto com

Quais são os cuidados que devemos ter com um paciente diabético?

Quais são os cuidados que

É preciso conhecer bem a doença para saber como mantê-la sob controle e conseguir mais

Quais são os benefícios que os exercícios podem trazer para a sua vida?

Quais são os benefícios que

As atividades físicas fazem bem para a saúde e isso não é segredo para ninguém.

NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Assine a Newsletter

Assine e baixe agora GRATUITAMENTE o guia “Vida Equilibrada” em PDF