Saúde em dia
Atividades ao ar livre ajudam muito no fortalecimento muscular, prevenção de doenças, e junto com
Muitas pessoas já passaram por uma saia justa ou possuem certa insegurança por não saberem como agir ou se dirigirem a pessoas com deficiência. Geralmente, o maior medo é aproximar-se de maneira que a pessoa sinta-se incapaz, menosprezada ou diminuída por sua condição.
Todos queremos que a inclusão dessas pessoas na sociedade seja ativa, e para isso, o primeiro passo é repensar nossas atitudes.
O primeiro passo, é respeitar os direitos reservados às pessoas com deficiência: não usar o banheiro destinado a elas, nem vagas de estacionamento específicas, assentos especiais em transportes públicos, entre outros.
Hoje, trouxemos algumas dicas de como você pode ajudar no cuidado da pessoa com deficiência:
Evite falar com ela de pé, lembre-se de se sentar, para que o diálogo se mantenha sempre no mesmo nível.
Evite apoiar-se na cadeira de rodas e mantenha os acessórios sempre próximos a ela.
Se achar que a pessoa está com dificuldades e precisa de ajuda, ofereça, e pergunte como deve proceder. Pergunte e saberá como agir, e não se ofenda se a pessoa recusar a sua ajuda e quiser se virar sozinha.
Se por acaso presenciar um tombo da pessoa com deficiência, ofereça-se imediatamente para auxiliá-la, mas nunca aja sem perguntar como se deve ajudar.
Saiba que nem sempre as pessoas com deficiência visual precisam de ajuda. Se encontrar alguém que pareça estar com dificuldade, identifique-se primeiro e ofereça ajuda.
Se o seu auxílio for aceito, coloque a mão da pessoa no seu cotovelo dobrado, pois assim ela irá acompanhar o movimento do seu corpo enquanto você anda.
Seja claro e específico ao explicar as direções, indicando as distâncias em metros. E quando for se afastar, avise.
Não brinque com o cão-guia, pois ele não deve ser distraído de sua função.
A paralisia cerebral é fruto de uma lesão no cérebro, que causa desordem sobre o controle dos músculos do corpo.
As pessoas com esse tipo de deficiência têm necessidades específicas, ou seja, algumas podem apresentar dificuldades para andar, fazer movimentos involuntários com os membros, e precisam de paciência, principalmente durante situações comunicativas.
Muitas pessoas surdas não falam porque não aprenderam a falar, mas algumas fazem a leitura labial. Ao falar com uma pessoa surda, acene para ela, ou toque levemente seu braço, para que ela volte a atenção para você. Evite gestos bruscos ou segurar objetos em frente à boca. Fale de maneira clara, sem exageros.
Mantenha contato visual, e se tiver dificuldade para compreender o que ela está dizendo, peça a ela que repita. Geralmente, elas não se incomodam de repetir quantas vezes for preciso para que sejam entendidas.
Aja naturalmente ao se dirigir a uma pessoa com deficiência intelectual e não a ignore. Cumprimente e despeça-se dela como faria com qualquer um.
Não subestime sua inteligência, pois as pessoas com deficiência intelectual levam mais tempo para aprender, mas podem adquirir outras habilidades.
Viu só como é fácil conviver e ajudar pessoas com deficiência? Siga nossas dicas, e claro, não se esqueça de registrar em nosso app Eu Cuido seus dados de saúde e os das pessoas que você ama!
Atividades ao ar livre ajudam muito no fortalecimento muscular, prevenção de doenças, e junto com
É preciso conhecer bem a doença para saber como mantê-la sob controle e conseguir mais
As atividades físicas fazem bem para a saúde e isso não é segredo para ninguém.