A importância das atividades físicas para os idosos

Segundo o IBGE, cresce a cada dia o número de pessoas consideradas de terceira idade. Esse dado mostra o quanto é importante que os idosos tenham mais saúde e qualidade de vida. Para isso, é necessário que tenham consciência de que têm acesso a meios eficazes de melhorarem seu bem-estar global. 

Além de ajudar a retardar o envelhecimento, as atividades físicas mantêm a mente ativa e fortalecem o corpo. Esses são alguns dos motivos pelos quais as atividades físicas são fundamentais em todas as fases da vida, mas o são especialmente para pessoas na terceira idade.

Exercícios e atividades físicas auxiliam o controle de mudanças ocorridas devido ao processo natural de envelhecimento. Os idosos devem ser incentivados a realizarem atividades físicas regulares, a fim de melhorarem sua saúde e evitarem o desenvolvimento de doenças. Ressalta-se que essas atividades devem ser de pouco impacto para que não ocorram lesões e para que haja o desenvolvimento de mais flexibilidade e equilíbrio.

Separamos as 7 atividades físicas mais adequadas para serem praticadas na terceira idade:

1. Natação

A natação apresenta muitos benefícios relacionados ao coração, função respiratória e aumento de mobilidade. A prática dessa atividade não causa nenhum prejuízo para as articulações e minimiza a ocorrência de lesões. 

2. Hidroginástica

A hidroginástica, além de contribuir para o fortalecimento dos músculos, é uma atividade muito agradável de se fazer. Ajuda a desenvolver o sistema cardiorrespiratório e melhora a coordenação motora. Também é ideal para pessoas que sofrem com osteoporose e artrose. 

3. Caminhada

Caminhar diariamente é ótimo em qualquer idade, e na terceira idade também traz muitos benefícios. Alguns minutos por dia já são o bastante para gerar energia para os músculos, melhorar a respiração e trabalhar a circulação sanguínea. 

Baixe o APP gratuitamente

Convide alguém da sua família para fazer parte com você

4. Alongamento e yoga

Engana-se quem acha que yoga é uma atividade religiosa. É um exercício que ajuda a melhorar a flexibilidade do corpo, o equilíbrio e as dores musculares. Essa prática é recomendada para idosos com pouca mobilidade física e é possível ser realizada sozinho ou aliados a outros exercícios. É muito importante que o idoso se alongue antes e depois de realizar atividades físicas.

5. Musculação

Após os 50 anos, é natural que o ser humano perca força muscular. Por isso, a prática de musculação – com muito cuidado e com pouco peso – é tão importante. A musculação melhora as dores causadas pela osteoporose, artrose e auxilia na flexibilidade, dando mais disposição para realização das atividades do dia a dia. 

6. Dança

A dança também é uma atividade física interessante para o idoso, pois além de movimentar todo o corpo, ainda promove a socialização, fazendo com que problemas de hipertensão e sintomas da depressão sejam atenuados.

7. Pilates

O queridinho do momento, o pilates, é uma das atividades mais indicadas para idosos, pois a prática traz muitos benefícios relacionados ao alinhamento da postura e ao fortalecimento dos músculos. Também diminui a pressão entre as articulações e ajuda na prevenção de doenças como hipertensão arterial, diabetes e obesidade.

Antes de começar a praticar atividades físicas é importante que o idoso consulte um médico para que ele possa liberar a prática e aconselhar acerca de quais atividades são mais indicadas para o momento no qual o idoso se encontra.

O acompanhamento de um profissional de educação física ou fisioterapeuta também é fundamental para garantir que não haja lesões nem dores musculares.

Gostou do conteúdo sobre a importância das atividades físicas para idosos? Não deixe de acompanhar nosso blog! 

Posts relacionados

Saúde em dia

Saúde em dia

Atividades ao ar livre ajudam muito no fortalecimento muscular, prevenção de doenças, e junto com

Quais são os cuidados que devemos ter com um paciente diabético?

Quais são os cuidados que

É preciso conhecer bem a doença para saber como mantê-la sob controle e conseguir mais

Quais são os benefícios que os exercícios podem trazer para a sua vida?

Quais são os benefícios que

As atividades físicas fazem bem para a saúde e isso não é segredo para ninguém.

NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Assine a Newsletter

Assine e baixe agora GRATUITAMENTE o guia “Vida Equilibrada” em PDF