A importância das atividades físicas para os idosos

Segundo o IBGE, cresce a cada dia o número de pessoas consideradas de terceira idade. Esse dado mostra o quanto é importante que os idosos tenham mais saúde e qualidade de vida. Para isso, é necessário que tenham consciência de que têm acesso a meios eficazes de melhorarem seu bem-estar global.

Além de ajudar a retardar o envelhecimento, as atividades físicas mantêm a mente ativa e fortalecem o corpo. Esses são alguns dos motivos pelos quais as atividades físicas são fundamentais em todas as fases da vida, mas o são especialmente para pessoas na terceira idade.

Exercícios e atividades físicas auxiliam o controle de mudanças ocorridas devido ao processo natural de envelhecimento. Os idosos devem ser incentivados a realizarem atividades físicas regulares, a fim de melhorarem sua saúde e evitarem o desenvolvimento de doenças. Ressalta-se que essas atividades devem ser de pouco impacto para que não ocorram lesões e para que haja o desenvolvimento de mais flexibilidade e equilíbrio.

Separamos as 7 atividades físicas mais adequadas para serem praticadas na terceira idade:

1.       Natação

A natação apresenta muitos benefícios relacionados ao coração, função respiratória e aumento de mobilidade. A prática dessa atividade não causa nenhum prejuízo para as articulações e minimiza a ocorrência de lesões.

2.       Hidroginástica

A hidroginástica, além de contribuir para o fortalecimento dos músculos, é uma atividade muito agradável de se fazer. Ajuda a desenvolver o sistema cardiorrespiratório e melhora a coordenação motora. Também é ideal para pessoas que sofrem com osteoporose e artrose.

3.       Caminhada

Caminhar diariamente é ótimo em qualquer idade, e na terceira idade também traz muitos benefícios. Alguns minutos por dia já são o bastante para gerar energia para os músculos, melhorar a respiração e trabalhar a circulação sanguínea.

4.       Alongamento e yoga

Engana-se quem acha que yoga é uma atividade religiosa. É um exercício que ajuda a melhorar a flexibilidade do corpo, o equilíbrio e as dores musculares. Essa prática é recomendada para idosos com pouca mobilidade física e é possível ser realizada sozinho ou aliados a outros exercícios. É muito importante que o idoso se alongue antes e depois de realizar atividades físicas.

5.       Musculação

Após os 50 anos, é natural que o ser humano perca força muscular. Por isso, a prática de musculação – com muito cuidado e com pouco peso – é tão importante. A musculação melhora as dores causadas pela osteoporose, artrose e auxilia na flexibilidade, dando mais disposição para realização das atividades do dia a dia.

6.       Dança

A dança também é uma atividade física interessante para o idoso, pois além de movimentar todo o corpo, ainda promove a socialização, fazendo com que problemas de hipertensão e sintomas da depressão sejam atenuados.

7.       Pilates

O queridinho do momento, o pilates, é uma das atividades mais indicadas para idosos, pois a prática traz muitos benefícios relacionados ao alinhamento da postura e ao fortalecimento dos músculos. Também diminui a pressão entre as articulações e ajuda na prevenção de doenças como hipertensão arterial, diabetes e obesidade.

Antes de começar a praticar atividades físicas é importante que o idoso consulte um médico para que ele possa liberar a prática e aconselhar acerca de quais atividades são mais indicadas para o momento no qual o idoso se encontra.

O acompanhamento de um profissional de educação física ou fisioterapeuta também é fundamental para garantir que não haja lesões nem dores musculares.

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